Voltas às aulas: quatro alertas para controlar o peso das mochilas

Neurocirurgião explica que sobrepeso da mochila escolar pode trazer consequências à coluna vertebral da criança

Wokandapix / Pixabay

As férias já chegaram ao fim e muitos pais já começam a ir atrás dos materiais exigidos pelas escolas. Entre os itens da lista de compras, um tão importante quanto o lápis e o caderno é a mochila que abrigará todos os outros materiais. E neste caso, mais do que o peso no bolso, é preciso ficar atento ao peso nas costas que, em excesso, prejudica o desenvolvimento da coluna vertebral da criança.

É o que alerta o neurocirurgião especialista em coluna vertebral, pela UNIFESP, Dr. Alexandre Elias, explicando que esta é uma fase em que crianças e adolescentes ainda estão com a coluna em processo de formação pelo crescimento e por isso são vulneráveis à dor e acentuação de malformação.

Para prevenir problemas, o médico sinaliza quatro dicas relacionadas ao uso da mochila escolar.

  • Peso/volume: o ideal é que a criança ou adolescente não carregue mais que 10% do seu peso.
  • Modelo: a mala/mochila indicada é o modelo derodinhas e com o puxador rente à mão e com ajuste de altura. Além de mais confortáveis, evitam o sobrepeso e a má postura. Na impossibilidade de comprar uma mala deste tipo, o especialista indica as mochilas que são presas também na região lombar, além de orientar o uso constante das duas alças, e não apenas uma em um lado do ombro.
  • Postura: Outro fator importante é educar a criança ou adolescente quanto à postura ao carregar a mochila, para que se mantenha a coluna sempre ereta e o abdome para dentro, para a melhor distribuição do peso no eixo correto do corpo.
  • Diálogo com a escola: Aos pais que julgarem que a criança está carregando muito peso, o ideal é conversar com a direção da escola para analisar o que de fato é necessário estar na mochila no dia a dia. Caso seja possível, os colégios podem disponibilizar armários para que os alunos deixem os materiais e peguem apenas o que é de uso do dia.

Por fim, o médico indica que, em caso de queixas de dor pela criança ou adolescente, é importante consultar um especialista em coluna vertebral.

Dr. Alexandre Elias é chefe do setor de cirurgia da coluna vertebral no Departamento de Neurocirurgia da Unifesp, desde 2007, membro do Centro de Dor e Coluna do Hospital 9 de Julho. Especialista pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), pela Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral (SBC), mestre pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e research fellow em cirurgia da coluna vertebral na University of Arkansas for Medical Sciences (EUA).

 

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *