Vamos brincar de trenzinho?

17° Encontro de Ferreomodelismo Frateschi reúne colecionadores e admiradores de trens elétricos. Associação Bebedourense de Ferreomodelismo levará 16 projetos de tamanhos e modelos variados durante evento que será realizado em Bebedouro no dia 25 de julho (sábado).

imagem_release_455790

Com diversos estilos, cerca de 25 maquetes estarão reunidas na Estação Ferroviária de Bebedouro (SP), no próximo dia 25 de julho (sábado), durante o 17° Encontro de Ferreomodelismo Frateschi. O evento, considerado o maior da modalidade na América Latina, acontece das 9h às 17h, e tem entrada gratuita. “Alguns colecionadores preferem caracterizar paisagens rurais onde o trem passava; outros optam por caracterizar suas cidades e o contato que tiveram com o trem quando criança; e ainda, alguns, se especializam em uma determinada ferrovia como a Cia Paulista ou Fepasa”, revela o empresário Lucas Frateschi, organizador da mostra, ao comentar sobre o perfil dos expositores.

Entre os admiradores, é possível encontrar apaixonados pela modalidade, como o presidente da Associação Bebedourense de Ferreomodelismo, Luciano Marcassa, um dos apoiadores do Encontro, junto com a Prefeitura Municipal. A entidade levará 16 maquetes e entre elas, quatro do ferreomodelista. “Sou colecionador desde 1988 e meu primeiro modelo foi da Frateschi Trens Elétricos. Era um sonho trazer a mostra para Bebedouro, para valorizar e manter viva a memória ferroviária na região”, diz.

Ele explica que levará todos os seus projetos ao local por considerar essa uma oportunidade única para a cidade. “Eu monto maquetes, vendo e coleciono porque gosto desse hobby. Me considero um saudosista e me inspiro em situações do dia a dia para projetá-las. Atualmente, estou em fase de finalização de minha mais moderna criação, porém gosto de cenas antigas, dos anos 60 a 70”, comenta.

Segundo Marcassa, um projeto inicial custa em torno de R$ 600,00, mas essa última maquete foi inspirada em um terminal de carregamento de combustível mais atual, e ele investiu cerca de R$ 2 mil. “Aprendi a gostar de trens desde pequeno, quando viajava de São Paulo para o interior, mas sempre tive miniaturas de brinquedos”, conta.

O Encontro – A exposição, que foi promovida por 16 anos seguidos, volta com força total em 2015, depois de uma pausa de dois anos. Lucas Frateschi revela que o evento promete reunir toda a família, em momentos de descontração e troca de experiências. “Com a mostra, pretendemos aproximar, cada vez mais, o trem elétrico da comunidade, um passatempo fantástico e muito acessível”, explica.

A expectativa dos organizadores é reunir entre quatro a cinco mil pessoas, de diversas faixas etárias. Além de sorteios de brindes, haverá um espaço com monitores, dedicado às crianças; exposições de maquetes de diversas dimensões de todo o país e estandes para comercialização de produtos. “A Frateschi irá levar uma maquete modular de 40 m²”, lembra.

História da Estação de Bebedouro – A Estação Ferroviária de Bebedouro foi inaugurada em 1902, como linha tronco da Cia Paulista de Estrada de Ferro (CPEF). No final dos anos 90 ela foi fechada. Em 2004, depois de reformada e pintada, foi reinaugurada pela Prefeitura Municipal como “Memorial dos Ferroviários”. Atualmente existe no local, um museu ferroviário e um carro Pullmann restaurado pela ABF (Associação Bebedourense de Ferreomodelismo).

Sobre a Frateschi – Localizada em Ribeirão Preto (SP), a Frateschi Trens Elétricos é uma empresa que há 47 anos se dedica à fabricação de trens elétricos em miniatura, réplicas de composições reais. A indústria tem o objetivo de preservar a memória ferroviária por meio da prática do ferreomodelismo.

Os produtos da Frateschi se destacam no Brasil, e também no exterior, pela precisão dos detalhes originais e pela capacidade de resgatar valores como a interação familiar por meio de uma brincadeira saudável que passa de geração para geração.

Serviço
17º Encontro de Ferreomodelismo Frateschi
Data – 25/07//2015 (sábado)
Local – Estação Ferroviária de Bebedouro, Av Antunes – Centro
Horário – das 9h às 17h
Entrada gratuita

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *