O Renascimento do Parto

O Renascimento do Parto, de Eduardo Chauvet, estreia nos cinemas dia 9 de agosto. Longa questiona o alarmante número de cesarianas realizadas no Brasil e propõe uma reflexão sobre o assunto; o projeto conseguiu arrecadar R$ 142 mil reais por meio de financiamento coletivo.

O Renascimento do Parto_E´rica de Paula e Eduardo Chauvet 1 - cre´dito da foto Di Souza

O Renascimento do Parto, documentário dirigido por Eduardo Chauvet, estreia dia 09 de agosto nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Na semana seguinte, o filme entra em cartaz nos cinemas de outras capitais brasileiras, e, em setembro, participa do 6° Los Angeles Brazilian Film Festival. O longa contou com a pesquisa, roteiro e produção de Érica de Paula, que é formada em psicologia pela Universidade de Brasília, tem formação em Medicina Tradicional Chinesa, é professora de acupuntura aplicada à ginecologia e doula, profissional que acompanha o perinatal dando apoio emocional e físico à mulher em trabalho de parto.

O filme retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

O Renascimento do Parto conseguiu arrecadar R$ 142.351,00 por meio de crowdfunding e assim viabilizar o lançamento do documentário nos cinemas. O filme entrará em cartaz em cerca de 20 cidades, ainda no mês de agosto.

Eduardo Chauvet é bacharel em Comunicação com especialização em produção audiovisual pela Temple University, Philadelphia, EUA e MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Nos Estados Unidos, produziu e dirigiu vídeos para a Temple University e trabalhou no longa-metragem Edge City. Atuou como Diretor de Imagens na TV Globo Brasília; Co-diretor e montador do curta-metragem Carpe Circus, selecionado para vários festivais; Diretor Responsável da série de 52 episódios “O Caminho do Anhanguera – A Inédita História do Brasil Central.” É Diretor e Apresentador do Programa Alternativo no SBT Brasília há 13 anos e, durante 10 anos, também nas Rádios Transamérica, Nova Brasil FM e Rádio Executiva FM.

SINOPSE

O Renascimento do Parto retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.

O Renascimento do Parto_Andre´a Santa Rosa Garcia - Nutricionista

O Renascimento do Parto_Heloisa Lessa – Enfermeira Obstetra - cre´dito da foto Rafael Morbeck

O Renascimento do Parto_Ma´rcio Garcia – Pai e Ator - cre´dito da foto Rafael Morbeck

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *