Levantamento realizado pela Michael Page no Reino Unido mostra que as meninas sonham em ser professora e os meninos, jogador de futebol.
A Michael Page, empresa líder mundial em recrutamento executivo de média e alta gerência, parte do PageGroup, elaborou pesquisa inédita para identificar as aspirações de carreira das crianças no Reino unido. A consultoria convidou 100 crianças, de sete a 11 anos, a desenharem a profissão que elas imaginam seguir quando adultas. Professora é a profissão mais desejada pelas meninas. Jogador de futebol é a preferência dos meninos.
Ainda de acordo com os dados do levantamento, veterinária e cientista ocupam a segunda e a terceira posição na prioridade das meninas. Já os meninos sonham em ser policial (2º) e também cientista (3º).
“O nosso estudo ilustrou, por meio dos desenhos, tendências de gênero nas aspirações profissionais das crianças. Os desenhos das meninas mostraram geralmente um foco em profissões mais colaborativas (professores, enfermeiros e veterinários) e também no entretenimento (músicos e artistas). Comparativamente, os desenhos dos meninos representam aspirações em profissões ligadas ao esporte (jogadores de futebol, pilotos de rali e jogadores de rugby), além de carreiras onde eles podem exercer autoridade na sociedade (como bombeiros e polícia) ”, explica Oliver Watson, diretor executivo da Michael Page no Reino Unido.
Confira abaixo as 10 carreiras mais desejadas das crianças:
Quatro a cada cinco crianças imaginam banqueiros como homens e enfermeira, mulheres:
O estudo da Michael Page também revelou que as crianças no Reino Unido têm uma visão estereotipada. Os desenhos revelaram uma inclinação clara de gênero para funções específicas. Os dados mostram que quatro a cada cinco crianças desenharam/imaginam banqueiros como homens e enfermeira, mulheres.
• 81% das crianças desenham enfermeiras como mulheres
• 88% das crianças desenham construtores como homem
• 80% das crianças desenham banqueiros como homem
• 65% das crianças desenham advogadas como mulheres
“Os desenhos podem parecer uma maneira bastante inocente e ilustrativa de examinar o tema da diversidade de gênero na infância, mas temos que olhar com atenção como as crianças ainda estão associando certas funções de trabalho com gêneros específicos. À medida que elas vão crescendo, tendem a dissociar as profissões de gêneros e, no entanto, é fundamental desde já incentivarmos a diversidade e a inclusão na escola e no mundo do trabalho”, avalia o executivo da Michael Page.
0 Comments