Negócios inovadores voltados à primeira infância destacam-se em pré-aceleração de impacto social

A segunda edição do Artemisia Lab Primeira Infância teve o objetivo de fomentar e apoiar iniciativas empreendedoras e inovadoras voltadas para um período na vida da criança que é considerado por especialistas como uma janela de oportunidade.

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Descobrir Brincando, Bloomcoach e Adoleta são os negócios de impacto social vencedores do Artemisia Lab Primeira Infância, programa de pré-aceleração que apoiou 26 empreendedores associados à temática. A iniciativa é uma correalização da Artemisia com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Danone Early Life Nutrition, e contou também, em sua fase final, com o apoio adicional do Instituto Alana.

Estudos apontam que investimentos adequados na primeira infância (período que vai do nascimento até os seis anos de idade) influenciam a vida das crianças e de toda a sociedade – e que a falta de acessos básicos e estímulos de qualidade nessa etapa pode romper um ciclo de oportunidades socioeconômicas por afetar o pleno desenvolvimento infantil. Movidos pela vontade de construir empresas de sucesso e de mudar a realidade da população de baixa renda do Brasil, uma nova geração de empreendedores tem investido em negócios de impacto social com foco na primeira infância.

Descobrir Brincando, Bloocoach e Adoleta são algumas das startups associadas à temática. As três são as ganhadoras da segunda edição do Artemisia Lab Primeira Infância; empresas que receberam um capital semente de R$ 10 mil cada.

O Descobrir Brincando atua com a premissa de que, ao construir competências nos adultos, é fortalecida a relação adulto/bebê – que é alicerce para o desenvolvimento integral da criança; saúde, comportamento e capacidade de aprendizagem. “Atuamos por meio de oficinas voltadas para adultos e bebês, nas quais organizamos um espaço para o brincar; um ambiente seguro, desafiador e nutritivo”, afirma a empreendedora Ana Maria Bastos S. Pinto, acrescentando que neste contexto, adultos e crianças são atingidos. Para as crianças são produzidos materiais que estimulam a criatividade e autonomia; para adultos, a possibilidade de interações de qualidade. Um espaço de escuta e acolhimento para a família com foco em crianças de zero a três anos. O negócio já impactou 400 famílias; capacitou 900 educadores em quatro municípios de São Paulo e beneficiou 13.500 crianças.

Ana Maria é formada em odontologia e, mesmo tendo atuado por dez anos na área da saúde, decidiu se aventurar por horizontes culturais e profissionais em outros continentes. Morou durante seis anos entre a África do Sul e a Suíça, onde se envolveu com estilos de vida totalmente distintos. Enquanto residia na Suíça, tornou-se mãe – acontecimento que transformaria sua vida e modificaria seus planos. Por estar longe de seus familiares, Ana Maria se deparou de forma intensa com o universo dos bebês, partindo de conceitos sobre como é feita a criação do ser humano, o desenvolvimento em todas as fases, a importância da relação maternal e paternal, e a necessidade da reflexão sobre a importância do papel do adulto no processo de desenvolvimento infantil.

Inspirados pelos fundamentos de Emmi Pikler – pediatra húngara que dirigiu um orfanato em 1946, em Budapeste, uma referência nos cuidados de bebês e crianças pequenas, defendendo a importância de adultos sensíveis, observadores e que vejam os bebês como seres competentes e capazes –, os empreendedores Armando Lowndes e Ana Maria Bastos criaram o Descobrir Brincando em 2013.

Um outro destaque do Lab foi a Bloomcoach, plataforma multimídia de coaching para pais e cuidadores. Criada em 2015 por Adriana Drulla Rossi e Roberta Sotomaior, a empresa tem por foco o desenvolvimento e desafios socioemocionais envolvidos no cuidado de crianças do nascimento aos seis anos. Para isso, conta com conteúdo científico, engajador, prático, objetivo e divertido. De acordo com levantamento das empreendedoras, 72% das mães das classes C e D – de uma pesquisa com 100 respondentes – apontam os desafios socioemocionais como a principal dor que envolve o cuidado com os filhos. Nas classes A e B, o número não difere muito: 70% responderam exatamente o mesmo. Na classificação dos desafios, disciplina, educação, limites, lidar com emoções, birra, castigo e agressividade. O estudo Jamaican Experiment (1986), aponta resultados positivos de intervenções de coaching com pais: aumento no QI, maior autocontrole, fortalecimento do vínculo e diminuição da agressividade da criança.

“Nós transformamos a ciência em conteúdo prático, engajador e divertido. Criamos um círculo virtuoso: adultos mais conscientes e informados criam crianças emocionalmente saudáveis, que se tornarão adultos mais realizados e engajados com a transformação do mundo à sua volta e com o desenvolvimento dos seus próprios filhos”, afirma Adriana. A plataforma conta com o SOS (slideshows com respostas para situações de emergência); sessões de coaching (áudios que tratam, com profundidade, assuntos pertinentes); BloomTV (animações para pais e filhos, além de entrevistas com especialistas); atividades (para serem feitas por pais e filhos que desenvolvem, juntos, habilidades como resiliência e empatia); e infográficos de artigos, curiosidades e quadrinhos.

O terceiro premiado é um negócio de impacto social criado por Debora Pláton Hoppe e Larissa Bertagnoni, em 2014. O Adoleta atua em quatro frentes de trabalho, voltadas a equiparar as oportunidades de desenvolvimento das crianças do nascimento aos seis anos: Estações de Brincar Acessíveis; cursos e palestras para profissionais e cuidadores; consultoria em primeira infância e acessibilidade; e ferramenta de capacitação para educadores na temática. O negócio parte da premissa que a construção de competências nos adultos fortalece o desenvolvimento infantil.

“Buscamos o Artemisia Lab para aprimorar o modelo de negócio e potencializar o trabalho em larga escala. Acreditamos que o investimento em primeira infância e acessibilidade podem transformar a sociedade”, afirma Debora, acrescentando que nas cinco semanas de participação no Lab, o negócio sofreu avanços importantes, como a parceria com o negócio de impacto social Creche Segura EAD e parceria com o Instituto Mara Gabrilli. “Acreditamos que quando mudamos o início da história das crianças, podemos mudar o seu desfecho, construindo uma sociedade mais justa e próspera”, afirma a sócia Larissa.

Investindo na primeira infância

A base da aprendizagem humana está na primeira infância: período no qual o cérebro desenvolve a maioria das ligações entre os neurônios. Aos quatro anos, essa criança terá atingido metade do potencial mental. A falta de acessos básicos e estímulos de qualidade nesta etapa pode romper um ciclo de oportunidades socioeconômicas na vida adulta.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2006), quase metade das famílias brasileiras com crianças de zero a seis anos possui rendimento mensal de até meio salário mínimo. Os especialistas apontam que, para a redução da desigualdade social, é mais eficaz investir nos primeiros anos de vida da criança, oferecendo condições favoráveis de desenvolvimento infantil. O suporte para o desenvolvimento cognitivo e da linguagem; habilidades motoras, adaptativas e socioemocionais; e uma boa alimentação, fazem parte de uma rede de proteção que favorecerá que a criança tenha uma vida escolar bem-sucedida e relações sociais sólidas. Estímulos adequados geram benefícios como o aumento de aptidão intelectual; responsável, inclusive, por diminuir os índices de repetência e evasão escolar.

Segundo Paula Sato, gerente de Projetos da Artemisia, mais do que transmitir conteúdo, o programa de pré-aceleração Artemisia Lab Primeira Infância representou uma oportunidade para os empreendedores participantes refinarem o impacto social de suas soluções, trocarem experiências com uma rede qualificada de outros empreendedores e terem acesso a organizações referência no setor e a mentores especialistas com diferentes expertises – além de oportunidade de aplicar o conteúdo aprendido no próprio negócio, sempre de forma prática.

“O empreendedor tem recursos escassos e, em um estágio inicial, tem muitos pontos a serem refinados; grandes desafios a vencer – validar produto/serviço, criar um bom modelo de negócio, realizar vendas, refinar impacto social. Durante o programa, os empreendedores tiveram acesso a uma rede qualificada, a diversos conteúdos e ferramentas ao longo de cinco semanas intensas. Este processo permitiu que direcionassem os esforços para o que é realmente essencial e crítico para o desenvolvimento do negócio no momento”, detalha Paula.

Nos encontros, houve um nítido avanço nos negócios. No segundo, os empreendedores conseguiram avançar em relação aos desafios que haviam se proposto: realizaram pilotos, vendas e conversaram com potenciais clientes e usuários. Muitos, pela primeira vez, tiveram contato com a realidade da população de menor renda, conversando com este público-alvo para entender melhor as necessidades in loco. Todos esses elementos foram essenciais para essas descobertas dos empreendedores, podendo assim escolher onde focar e identificar pontos do seu negócio que precisam de aprimoramento, o que antes não estava tão claro. A equipe da Artemisia ressalta que empreender exige muita resiliência.

“Foi uma decisão difícil escolher apenas três negócios como destaque, já que vemos a evolução de todos os empreendedores no grupo. Mas, com base em alguns critérios de seleção, como potencial de impacto social, proposta de valor, potencial de impacto na primeira infância e perfil do empreendedor e equipe, as três organizações realizadoras selecionaram os negócios com empreendedores com uma enorme capacidade de realização e um grande potencial”, afirma Paula Sato.

Artemisia Lab Primeira Infância

Pioneira na disseminação e fomento de negócios de impacto social no Brasil, a Artemisia idealizou o Artemisia Lab Primeira Infância, um programa inovador no país que selecionou e apoiou 26 empreendedores em um processo de pré-aceleração de seis semanas, em São Paulo. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Danone Early Life Nutrition foram correalizadores desta segunda edição do programa, que também contou, em sua fase final, com o apoio adicional do Instituto Alana.

Com o objetivo de fomentar e apoiar negócios de impacto social voltados para um período na vida da criança que é considerado por especialistas como uma janela de oportunidade, o Artemisia Lab Primeira Infância teve como público-alvo empreendedores de negócios e startups com protótipos já desenvolvidos e em fase de testes no mercado. Entre os critérios, a real intenção de melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda com soluções focadas na primeira infância. A organização priorizou negócios com soluções alinhadas a temas como pré-natal, parto e nascimento; nutrição; saúde da criança; parentalidade e educação; brincadeiras e interação com a natureza.

Em sua segunda edição, a iniciativa é parte do Artemisia Lab – programa da Artemisia que atua com temáticas específicas, críticas para o desenvolvimento do país. A organização vê a importância de fortalecer o crescimento do ecossistema de negócios de impacto social, fomentando negócios em fase anterior à Aceleradora e pertencentes a setores que ainda apresentam número incipiente de iniciativas no país, que são estruturantes e essenciais para a transformação do Brasil, gerando impacto à população de baixa renda.

Esse é o caso da Primeira Infância. No programa, os participantes são desafiados a refinar o modelo de negócio e impacto social de suas soluções, com o objetivo de avançarem no desenvolvimento do negócio em aspectos fundamentais como produto/serviço, impacto, cliente e equipe – e que estejam mais preparados para os próximos passos e processos de aceleração, pensando no seu crescimento e ganho de escala.

Os participantes receberam, ainda, apoio da equipe Artemisia; de especialistas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e da Danone Early Life Nutrition – um time altamente qualificado de mentores especializados nas temáticas primeira infância e nutrição; e do próprio grupo de empreendedores que se forma durante o programa. O objetivo é que tenham maior clareza para os próximos passos do negócio e avancem na trajetória empreendedora.

Segundo Eduardo Marino, gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, “o fomento para construção de um ecossistema de negócios de impacto social, na parceria com a Artemisia, nos revelou diversas iniciativas inovadoras com diferentes soluções de grande potencial de impacto para a primeira infância, no Brasil”, salienta Marino.

Arthur Lorenzetti, diretor de Healthcare Nutrition da Danone Early Life Nutrition, ressalta que como apoiadores da causa dos primeiros 1.000 dias, entendem a importância que a nutrição, estímulos e afeto têm durante este período na formação e desenvolvimento da criança. “A Danone se orgulha em ter participado do Artemisia Lab de Primeira Infância em parceria com a Artemisia e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Com a iniciativa, colaboramos com um programa que fomenta o tema por meio de um modelo inovador, que são os negócios de impacto social”, afirma Lorenzetti.

FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL

Fundada em 1965, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal atua na promoção do desenvolvimento na Primeira Infância, período que vai do nascimento aos seis anos de idade. Cumpre sua missão por meio de atividades de conscientização da sociedade, mobilização de lideranças, apoio à qualificação da educação infantil e programas de fortalecimento da família. A organização mantém projetos como intervenção social em municípios, incentivo a pesquisas, realização de cursos e workshops, elaboração de publicações, entre outras ações para expandir o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento na Primeira Infância.

DANONE EARLY LIFE NUTRITION BRASIL

A Danone Early Life Nutrition é a divisão do Grupo Danone focada em nutrição para bebês e crianças. Possui uma extensa pesquisa científica na área, com mais de 1.500 cientistas envolvidos e 55 centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, sendo uma referência em nutrição infantil, qualidade e inovação. A Danone Early Life Nutrition acredita que todos os bebês e crianças merecem uma alimentação adequada às suas necessidades para que possam crescer de forma saudável e desenvolver o seu potencial físico e mental desde os primeiros anos de vida. O Grupo Danone é um dos líderes mundiais no setor de alimentos e reúne quatro empresas: Produtos Lácteos Frescos, Nutrição Infantil, Águas e Nutrição Médica. A Danone está presente em mais de 140 países nos cinco continentes, com mais de 104 mil colaboradores e 190 fábricas. Para mais informações acesse o site:

ARTEMISIA

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo. A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar.

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