Horto Florestal e Floresta Cantareira oferecem programação especial em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica

Administrados pela Urbia Águas Claras desde abril deste ano, espaços realizarão visitas guiadas gratuitas no fim de semana

Ótima oportunidade para descansar e ter contato com a natureza, os parques Alberto Löfgren – Horto Florestal e a Floresta Cantareira, localizados na Zona Norte de São Paulo, prepararam uma programação especial para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado na próxima sexta-feira (27).

Entre os dias 27 e 29 de maio (de sexta-feira a domingo) os visitantes dos parques poderão conhecer a história dos locais e a importância das áreas verdes em ambientes urbanos por meio de trilhas guiadas gratuitas. As saídas ocorrerão em dois horários às 10h e às 15h. Os pontos de partidas são o Portão 1 do Horto Florestal e a entrada do Núcleo Pedra Grande da Floresta Cantareira.

Dia Nacional da Mata Atlântica

A data é uma homenagem ao Padre José de Anchieta que, no dia 27 de maio 1560, assinou a Carta de São Vicente, documento que descrevia, pela primeira vez, a biodiversidade e riqueza das florestas tropicais do Brasil.

No país, restam apenas 12,4% da floresta original da Mata Atlântica. Importante ressaltar que o bioma é o lar de diversas espécies e animais que só existem neste ecossistema e a floresta está presente em 17 estados brasileiros, como Alagoas, Minas Gerais, Paraná e, em especial, São Paulo, onde a Floresta Cantareira e o Horto Florestal têm grande responsabilidade na composição de grande parte da Mata Atlântica.

Além da biodiversidade presente nos parques, a floresta é importante para a regulação do clima da região, que se beneficia com o efeito albedo, e faz com que a temperatura ao redor destes lugares seja por volta de 4° graus inferiores à do centro de São Paulo.

Serviço:

Horto Florestal
Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30 às 18h
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – São Paulo/SP
Entrada: gratuita

Floresta Cantareira
Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h, com entrada até as 16h.
Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP
Entrada: o ingresso custa R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada. Podem ser adquiridos na bilheteria situada na entrada do parque ou via Urbia Pass (urbiapass.com.br).

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *