Guia de Atividades do André reúne dicas de atividades para crianças autistas durante as férias

Projeto desenvolvido pelo Instituto Mauricio de Sousa e Revista Autismo traz brincadeiras lúdicas que podem ser feitas em casa e ajudam no desenvolvimento dos autistas

O Guia de Atividades do André, o personagem autista da Turma da Mônica, está disponível gratuitamente no aplicativo de comunicação alternativa Matraquinha. O informativo conta com dicas e orientações de brincadeiras para crianças autistas realizarem em casa, com sugestões de lazer durante o período de férias escolares.

O projeto foi elaborado em uma parceria do Instituto Mauricio de Sousa com a Revista Autismo, e conta com informações do Centro Neuro Days e patrocínio da Academia do Autismo. O guia apresenta brincadeiras e atividades lúdicas para as horas livres, que ajudam no desenvolvimento e na autonomia de crianças inseridas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Pelo aplicativo os usuários também podem acessar a revista “Um Amiguinho Diferente”, elaborada em 2003, quando o desenhista Mauricio de Sousa criou o personagem André, estrela da capa e das páginas internas do projeto. Por meio dessas histórias, é possível entender, por exemplo, o que é ecolalia e a dificuldade que existe na compreensão de frases abstratas.

O guia pode ser baixado gratuitamente no site do Instituto Mauricio de Sousa (institutomauriciodesousa.org.br), no site da Revista Autismo (CanalAutismo.com.br), ou ainda na Academia do Autismo (academiadoautismo.com.br).

Instituto Mauricio de Sousa (IMS) – Fundado nos anos 90, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais focados na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito entre as diferenças, a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Revista Autismo – Publicação gratuita, impressa e digital, a Revista Autismo (fundada em 2010) é a primeira revista periódica da América Latina sobre o assunto, além de ser a primeira, do mundo, em língua portuguesa. Com edições trimestrais, a revista está com site novo: o CanalAutismo.com.br

Centro de Avaliação Neuro Days – É uma entidade que realiza avaliações neuropsicológicas e psicológicas por valores sociais baseados em questionário socioeconômico com o objetivo de democratizar esse exame tão importante e que por vezes não é acessível para as famílias mais carentes.

Academia do Autismo – é uma instituição fundada em 2016 especializada no ensino à distância na área do Transtorno do Espectro Autista, com mais de 20 mil alunos formados, e que visa ser um porto seguro de conhecimento A Academia do Autismo é uma instituição fundada em 2016 especializada no ensino à distância na área do Transtorno do Espectro Autista, com mais de 20 mil alunos formados, e que visa ser um porto seguro de conhecimento para profissionais e familiares.

Matraquinha – Lançado em 2018, Matraquinha é um app de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo a transmitirem seus desejos, emoções e necessidades por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). A comunicação da criança é feita por meio de figuras e que, ao serem clicadas, fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir. O app pode ser baixado gratuitamente no Google Play, a loja de aplicativos para celulares e tablets que utilizam o sistema Android. SITE: https://www.matraquinha.com.br

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *