Filho precisa de autonomia para crescer

Especialistas em comportamento infantil falam sobre as dificuldades de aceitar a independência dos pequenos.

Descobrir que o filho está ficando independente é motivo de alegria para muitos pais. No entanto, que pai ou mãe não sente uma pontada no coração com o sentimento de perda do pequeno? Segundo especialistas, esse medo é normal. “O problema passa a existir quando esse medo faz os pais desenvolverem atitudes de superproteção, sufocando a autonomia dos filhos”, alerta a psicopedagoga e terapeuta familiar Quézia Bombonatto, diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp.

O comportamento de superproteção, de acordo com a psicóloga clínica Ana Cássia Maturano, pode causar reação de rebeldia por parte dos filhos, conturbando o processo de independência, ou pode acostumar a criança ou adolescente a certas regalias e paparicações, tornando-o eternamente dependente. “Nos dois casos, o crescimento torna-se um processo doloroso”, comenta Ana Cássia.

Pequenas atitudes como deixar o filho escolher a roupa que vai usar, qual brinquedo ganhar, favorecem desde cedo a autonomia. Os pais devem encorajar as crianças a fazer certas tarefas, desde que sejam adequadas para sua idade, sozinhas. Segundo Ana Cássia, a função dos pais é auxiliar os filhos no processo de amadurecimento e envelhecimento. “Os pais devem encarar o processo como uma oportunidade de crescer junto com o filho, reformulando seus conceitos”, finaliza a psicóloga.

Quezia Bombonatto, Diretora e Conselheira Vitalícia da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ABPp. – Email: quezia@bombonatto.com.br
Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga clínica e coautora do livro Puericultura – Princípios e Práticas (Editora Atheneu) – Email: cmaturano@hotmail.com

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *