Feira de Troca de Brinquedos

feira

Evento propõe às famílias reflexão sobre o consumo consciente ao substituir a acumulação pela solidariedade e colaboração.

Em 11 de junho de 2016, das 11 às 13 horas, o Espichamos.com, plataforma colaborativa focada em crianças e adolescentes, e o Cadê Bebê, espaço de convivência lúdico e educativo para toda a família, promoverão a segunda edição de sua Feira de Troca de Brinquedos. Será uma oportunidade não só para os pequenos compartilharem artigos que estejam em desuso mas, também, de interagirem e aprenderem, desde cedo, a colaborar uns com os outros e viver em sociedade.

“As feiras de troca se baseiam em princípios da economia solidária, que substitui o lucro, a acumulação e a competição pela solidariedade e pela cooperação. Quando realizadas entre crianças, estimulam valores positivos como a importância do compartilhar, o senso de comunidade, o consumo consciente, a valorização de recursos e a negociação”, explica Marganne Dubrule, sócia do Cadê Bebê.

“O melhor que temos a oferecer para as crianças é amor e educação, não coisas. Trocar itens entre famílias é útil e pode até ser divertido, pois eles se orgulham quando ganham algo que era de um amiguinho”, explica Vanessa Delpy, sócia do Espichamos.com. “Precisamos ser a mudança do mundo melhor que queremos e, para isso, precisamos mudar nosso modo de ser. Consumir com mais consciência, cuidar do que temos com carinho e repassar para os próximos o que não usamos mais é uma atitude fundamental para abrirmos este caminho”, completa.

Logística das trocas

Nos próximos dias, o Cadê Bebê estará aberto para a arrecadação dos brinquedos que pretendem ser compartilhados. Em troca, entregará uma “moeda” (ficha), que será usada na Feira. Mas, caso você não possa ir até lá antes, sem problemas! Também será possível fazer a troca diretamente no dia do evento.

Os itens serão separados por temas ou idades – assim, as crianças terão mais autonomia para escolher o que querem levar. As moedas serão trocadas por brinquedos. E, se sobrarem peças, serão vendidas no final do evento por um preço simbólico. Os valores da venda ou brinquedos remanescentes serão doados para uma instituição de caridade.

Dicas para que as feiras de troca sejam boas para todos:

  • Separe apenas o que está em ótimo estado e funcionando;
  • Os itens dispostos na feira devem ter exatamente o mesmo valor – troca de um por um;
  • Talvez a criança não se interesse pela mesma quantidade de peças que trouxe – as peças que sobrarem podem ser doadas;
  • Envolva os pequenos em todas as etapas para que aprendam a importância de economizarem recursos juntos.

Serviço:
2ª Feira de Troca de Brinquedos
Quando: 11 de junho, das 11 às 13 horas
Onde: Rua Emanuel Kant, 175ª – Itaim Bibi – São Paulo (SP)
Quanto: para brincar, R$ 35 (por hora) para crianças de seis meses até 2 anos e 11 meses e de R$ 45 (por hora) de 3 a 6 anos
Logística: cada brinquedo será trocado por uma ficha e, esta, por outro brinquedo, independentemente de seu custo de compra
Faixa etária: de 0 a 6 anos

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *