Crianças receberão em casa, caixa com dois livros mensais e dicas de como os pais podem aproveitar a leitura com as crianças.
Uma empresa de São Paulo começa a oferecer aos pais a oportunidade de incentivar o hábito de leitura de seus filhos com uma proposta diferente. A Booxs (box + books = booxs) é um serviço de assinatura de livros infantis para crianças de 0 a 12 anos de idade. Por mês, a Booxs vai selecionar oito títulos, dois para cada faixa etária 0-3 anos; 4-6 anos; 7-9 anos e 10 a 12 anos. Os pais, parentes ou madrinhas e padrinhos contratam o serviço por R$ 59,90 mensais e as crianças recebem em casa, uma caixa com dois livros e mais um guia especial de leitura chamado Dixs. O Dixs vai explicar para os pais, os motivos da escolha do livro do mês e que atividades podem ser feitas durante e após a leitura, bem como a indicação de outros livros ligados ao tema, filmes ou atividades que possam ser desenvolvidas a partir da experiência com o livro. “Não basta selecionar os melhores livros, queremos ajudar os pais a aproveitar o máximo da obra”, e xplica Claudio Ventura, profissional do ramo do livro e um dos sócios da Booxs.
Além dos assinantes em receberem os livros em casa com frete grátis, a ideia é que a família tenha uma experiência com livros menos comerciais e que privilegiem o conteúdo. Para isso, tanto a escolha das obras, quanto a elaboração do Dixs ficará sob responsabilidade de uma equipe de especialistas que atuam em áreas relacionadas ao desenvolvimento da criança, à educação ou à literatura. São psicólogos, professores, arte educadores, pedagogos e escritores, entre outros. Os livros selecionados seguirão critérios rígidos como construção do texto, diálogo das figuras, neutralidade e não discriminação. Para a educadora Stela Battaglia, uma das integrantes da equipe de especialistas da Booxs, dois fatores chamam sua atenção no projeto: a abertura de espaços de leitura em família e a proposta em não privilegiar títulos comerciais. “A escolha dos livros vai respeitar exatamente esses critérios”, diz.
O primeiro kit escolhido pela Booxs começa a ser despachado no começo de outubro, para que sejam entregues até o dia 12 de outubro, dia da criança, mas os pedidos já podem ser feitos através do site www.booxs.com.br. Antes mesmo do site entrar no ar, a empresa registrava mais de 700 curtidas no Facebook. A meta para o primeiro ano de vida da empresa é alcançar cinco mil assinantes. A empresa optou por oferecer um serviço com preço fixo e sem prazos mínimos pré-estabelecidos para a assinatura, diferente da maioria dos clubes de assinatura do mercado. “Resolvemos não estabelecer um prazo mínimo. A gente quer conquistar os assinantes pela qualidade do serviço e dos livros”, explica o idealizador.
0 Comments