Educar para Crescer

Novo hotsite do movimento mostra quais atitudes e conversas pais podem promover para contribuir com o desenvolvimento cognitivo, a independência e a sociabilidade de seus filhos em cada uma das transições entre ensinos.

Com o início das aulas começa também uma nova rotina de aprendizagem e descobertas. Para os pequenos que vão ingressar na pré-escola ou àqueles que iniciam uma nova fase nos estudos, como o ensino fundamental ou médio, as mudanças na estrutura de ensino-aprendizagem e nos relacionamentos pessoais exigem uma série de adaptações. Por isso, o movimento Educar para Crescer desenvolveu uma página totalmente interativa em seu site: por meio do link http://educarparacrescer.abril.com.br/ciclos-aprendizagem, os conteúdos dos Ciclos de Aprendizagens fornecem aos pais orientações sobre como colaborar com a educação dos filhos nestes momentos de transição, de modo a potencializar as habilidades cognitivas e de sociabilidade exigidas a cada nova fase.

O Ensino Infantil é a etapa decisiva na construção de habilidades sociais da criança, pois as interações provenientes deste convívio com colegas e professores será o primeiro passo na construção de sua identidade num contexto social. Para que o entrosamento da criança ocorra bem, pais precisam evitar proteger demais seus filhos: muitas vezes, a criança chora ao ver o familiar se afastando, mas, logo depois, para e começa a brincar com os coleguinhas — é o choro manipulador. Nessa fase, a criança deve entender que não poderá depender de seus pais para tudo.

No Ensino Fundamental 1, a criança deverá, aos poucos, se acostumar à rotina de fazer as lições de casa, cuidar do material escolar e começar a se preparar para provas. É importante, já para essa idade, encaminhar conversas sobre o sentido dos deveres e da maturidade, já que é comum nessa fase crianças terem saudades do ensino anterior por insegurança diante dos novos desafios. É recomendável participar da rotina escolar, como ir à reunião de pais, e fazer cobranças na medida certa: a criança ainda está em fase de adaptação.

Na passagem para o 6º ano, o aluno vive uma fase de maior autonomia. Mas não é por isso que pais podem “sumir”. É importante demonstrar interesse pelos conteúdos que seu filho assimila e estar presente em festas e apresentações escolares. Com conteúdos mais complexos e menos supervisão dos professores, é fundamental que pais as ajudem a organizar os horários para estudos, separar corretamente o material para as aulas e permitir que trabalhos em grupo sejam feitos em casa.

No Ensino Médio, a palavra chave é diálogo. Descobertas, questionamentos, maior autonomia e necessidade de autoconhecimento marcam esse período. É o momento em que os pais devem ser mais que um amigo: um orientador com experiência que traz valiosos conselhos para dilemas da vida adulta, como carreira, relacionamento, drogas, prevenção de DSTs e gravidez precoce. Se o jovem resolver trabalhar ou precisar encontrar um emprego para ajudar nas despesas, não permita que ele pare de estudar. Mostre que é preciso tratar isso como um investimento: com o Ensino Médio completo ele terá mais oportunidades profissionais, que resultarão em maior renda.

Sobre o movimento

O Educar para Crescer tem um conselho consultivo formado por personalidades de destaque no universo da educação. Além de parceiros estratégicos, com atuação em áreas condizentes ao tema, o movimento conta ainda com o patrocínio da Malwee e da Editora Abril e apoio da Confef e Instituto Unibanco. Seus membros se reúnem periodicamente para definir os rumos do movimento e cumprir o objetivo de transformar a Educação na grande pauta nacional. A iniciativa, sem fins lucrativos, atua diretamente na educação familiar com a produção e a distribuição, em escolas particulares e públicas, de cartilhas que incentivam a participação dos pais na educação dos filhos, e conscientizam ambos sobre a importância da educação para a formação da cidadania e de um futuro melhor para o país.

Ciclos de Aprendizagem - Educar para Crescer

Ciclos de Aprendizagem - Educar para Crescer [3]

Ciclos de Aprendizagem - Educar para Crescer [2]

Ciclos de Aprendizagem - Educa  para Crescer [Infantil]

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *