Dia das Mulheres: 7 livros que destacam personalidades femininas às crianças

No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, e celebrar as conquistas femininas ao longo dos anos e as lutas diárias de cada uma das mulheres é essencial. Pensando nisso, a Catapulta Editores selecionou sete livros que reforçam a importância de grandes personalidades femininas em nossa história.

“É importante que as crianças tenham acesso às trajetórias de figuras femininas que mudaram a história a partir de suas vidas e de seus sonhos. Os livros cumprem um papel fundamental neste processo e os pequenos podem se inspirar”, explica Carmen Pareras, diretora da editora no Brasil.

Abaixo, confira alguns desses títulos:

Gente pequena grandes sonhos – Frida Kahlo: Quando Frida era jovem, sofreu um grave acidente de trânsito que mudou sua vida. Por não poder caminhar, começou a pintar deitada na cama. Seus autorretratos, que refletem seu sofrimento e dor, mas também sua paixão pela vida e seu instinto de sobrevivência, a tornaram uma das artistas mais famosas do século XX.

Gente pequena grandes sonhos – Anne Frank: Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, Anne e sua família tiveram que se esconder em um anexo secreto em Amsterdã. Anne escreveu seu famoso diário, descrevendo sua crença na bondade das pessoas e suas esperanças de paz.

Gente pequena grandes sonhos – Madre Teresa: Agnes, que mais tarde se tornaria Madre Teresa, nasceu em Skopje, Macedônia. Desde cedo, ela sabia que queria se dedicar à religião. Ficou fascinada com as histórias de missionários ajudando as pessoas e queria fazer o mesmo.

Gente pequena grandes sonhos – Mary Shelley: Mary foi a primeira escritora de ficção científica da história, escreveu profissionalmente até o momento de sua morte e tornou-se altamente reconhecida como grande romancista ainda em vida.

Gente pequena grandes sonhos – Rosa Parks: Rosa Parks foi uma ativista do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. No dia 1 de dezembro de 1955, Rosa entrou para a história por se negar a ceder a um branco o seu assento em um ônibus em Montgomery, no Alabama.

Gente pequena grandes sonhos – Coco Chanel: Depois da morte de sua mãe, Coco Chanel passou a infância em um orfanato, onde ela aprendeu a usar a agulha e a linha. Anos mais tarde, ela se tornou cantora de cabaré, costureira, chapeleira e, por fim, uma das estilistas mais famosas que já existiram.

Gente pequena grandes sonhos – Marie Curie: Quando Marie Curie era jovem, não pôde frequentar a universidade por ser mulher. Mas quando se tornou adulta, seu trabalho científico foi reconhecido em todo o mundo. Suas descobertas envolvendo o rádio e o polônio foram de fundamental importância para lutar contra o câncer, e ela logo ganhou o Prêmio Nobel de Física.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *