Crianças e livros digitais: um caminho sem volta

Os livros digitais têm se tornado cada vez mais presentes no mercado. Algumas pessoas já até prevêem o fim dos livros convencionais, que custam mais e ocupam espaço. Agora, esse novo nicho literário já chegou às crianças, que demonstram mais curiosidade e interesse pelos livros eletrônicos, já que possuem sons e movimentos, além das mesmas qualidades do convencional.

De acordo com Elisabete da Silva Duarte, psicopedagoga e coordenadora do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, tantos e inovadores recursos inovadores dos meios digitais podem distrair a criança da própria história. Por outro lado, no entanto, ainda segundo a especialista, “ter uma gama de oportunidades de leitura é sempre interessante para as crianças, enquanto repertório que constroem dos textos que lêem e ouvem.”

O ato de ler é importante para a própria formação de cidadãos, e os e-books fazem parte dessa realidade hoje. “Acredito que o melhor é que tenhamos sempre novos recursos para utilizar com as crianças”, diz Elizabete. “Eles fazem parte da vida de todos nós e não podemos deixar as crianças fora desta realidade. Se, enquanto adultos, dosamos este uso, ele será sempre bem vindo”.

Portanto, como indica a especialista, é papel dos pais e da escola dosar a utilização dos livros eletrônicos, tendo em mente a idade da criança e a importância também dos livros convencionais. Dar acesso ao material e fazer com que os filhos presenciem momentos de leitura dos pais são formas de se construir a postura de leitor.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *