Especialista em educação dá dicas para pais e educadores selecionarem títulos apropriados para os pequenos.
No dia 02 de abril celebra-se uma data importante: o Dia Internacional do Livro Infantil. Vivendo numa geração em que as crianças estão cada vez mais expostas ao uso de telas, fomentar o gosto pela leitura tornou-se ainda mais importante e desafiador para pais e educadores, já que a tecnologia tem ocupado o tempo e a atenção dos pequenos. Mas isso muda o papel da leitura na infância? O psicopedagogo e especialista em desenvolvimento infantil, Junior Cadima, explica que não e reforça a importância de manter vivo o interesse pelos livros: “O estímulo à leitura em casa e na escola é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois ajuda a criança a expandir seu vocabulário, a compreender melhor o mundo ao seu redor, a estimular a imaginação e a criatividade, a desenvolver habilidades de escrita e aprimorar a ortografia”.
A importância da leitura vai além do desenvolvimento da linguagem e da escrita: “A leitura também contribui para o desenvolvimento emocional e social da criança, permitindo-lhe identificar e entender diferentes emoções e situações. Além disso, a leitura ajuda a aumentar a capacidade de atenção das crianças, melhorando o seu aprendizado e o desenvolvimento cognitivo”, complementa o especialista.
Sabendo que a leitura é essencial para a educação das crianças, já que ela contribui para a ampliação do conhecimento, para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, para a compreensão de diferentes culturas e perspectivas, pais e educadores devem incentivar esse saudável hábito, pois ele também incentiva a empatia, o pensamento crítico e facilita, inclusive, o aprendizado de outras disciplinas escolares, como história, ciências e matemática.
Benefícios da leitura e gêneros literários mais indicados por faixa etária
O hábito da leitura traz benefícios diferentes de acordo com a idade das crianças. Diante disso, Junior Cadima explica quais são esses benefícios e quais estilos literários são mais indicados, de acordo com a fase da infância dos pequenos leitores:
- 0-2 anos: nessa idade, é importante que os livros sejam interativos e tenham imagens grandes e coloridas. Alguns exemplos incluem “Adivinha quanto eu te amo”, de Sam McBratney; “Bom Dia, Todas as Cores”, de Ruth Rocha; e “O Que Tem Dentro da Sua Fralda?”, de Guido Van Genechten. Esses livros ajudam a desenvolver habilidades de linguagem e ensinam sobre o mundo ao redor das crianças de maneira divertida.
- 3 a 5 anos: nessa faixa etária, as crianças estão reconhecendo o mundo letrado, por isso é importante que os livros tenham palavras simples e imagens atraentes. Alguns exemplos de livros são “A Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes; “O Gato de Botas”, de Charles Perrault; e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, de Monteiro Lobato. Esses livros incentivam a imaginação, a criatividade e a capacidade de contar histórias, o que ajuda e muito no aumento de vocabulário.
- 6 a 8 anos: nessa idade, as crianças estão aprendendo e conquistando suas habilidades de leitura, portanto, os livros podem ser mais desafiadores. Alguns exemplos de livros são: “A árvore Generosa”, de Shel Silverstein e Fernando Sabino; “O monstro que adorava ler”, de Lili Chartrand”; “Quem sou eu”, de Philip Bunting; “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry; e “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson. Esses livros ajudam a expandir o vocabulário das crianças, aumentam sua compreensão da narrativa e desenvolvem sua capacidade de leitura.
- 9 a 11 anos: nessa faixa etária, as crianças geralmente estão mais interessadas em histórias emocionantes e aventuras. Alguns exemplos de livros são: “As Crônicas de Nárnia”, de C.S. Lewis; “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, de Rick Riordan; e “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Roald Dahl. Esses livros ajudam no desenvolvimento da imaginação das crianças, em sua capacidade de compreender o conteúdo escrito e, principalmente, em sua habilidade de análise crítica.
- Acima de 12 anos: espera-se que nessa idade as crianças já possam ler uma variedade de gêneros literários, incluindo romances, ficção científica e fantasia. Alguns exemplos de livros são “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien; “1984”, de George Orwell; e “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Salinger. Esses livros ajudam a expandir a compreensão das crianças sobre a sociedade, as relações humanas, o raciocínio e o senso crítico.
O incentivo à leitura deve ser feito desde muito cedo. A dica do especialista Junior Cadima é que pais e cuidadores leiam em voz alta para as crianças, mesmo que elas ainda não consigam ler e, ainda, que tenham uma variedade de livros espalhados pela casa para que os pequenos tenham fácil acesso a eles. “Cabe ao adulto mostrar à criança o quanto a leitura é prazerosa. Ele deve instigar a curiosidade dos pequenos enquanto leem juntos. Uma outra dica para aumentar ainda mais o interesse pelos livros é visitar regularmente uma biblioteca local” – finaliza o psicopedagogo.
Sobre Junior Cadima: Psicopedagogo e especialista em desenvolvimento infantil. Acredita e defende que o brincar é uma das ferramentas mais importantes para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Junior promove a formação de professores, de profissionais da área da saúde, de pais e de pessoas interessadas em aprender e compreender sobre o brincar na infância, compartilhando conteúdos baseados em evidências científicas e atividades práticas. Sua formação envolve cursos de especialização nas áreas da neuropsicologia aplicada à neurologia infantil, neurociência aplicada à educação e psicomotricidade. Como pesquisador da área da infância e da formação continuada de professores, seu trabalho de pesquisa envolve estudar as práticas docentes com movimentos corporais realizadas na Educação Infantil. Saiba mais: juniorcadima.com.br | @jrcadima | www.youtube.com/JuniorCadima
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