Belo Horizonte recebe Mônica Parade

Intervenção urbana colore região da Savassi com 20 esculturas da personagem a partir de 24 de março.

Depois do grande sucesso do evento em São Paulo, que aconteceu no segundo semestre de 2013, os mineiros receberão de presente a Mônica Parade. O projeto vai colocar na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, 20 esculturas da personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros, coloridas e customizadas por diversos artistas plásticos.

A homenagem é uma iniciativa da Panini, multinacional líder na publicação de quadrinhos, revistas para crianças e mangás na Europa e América Latina, e será realizada entre os dias 24 de março e 24 de abril pela empresa Toptrends em parceria com a mineira Panda Promoções. A intervenção urbana acontece também como forma de comemoração aos 50 anos da Mônica, que completou seu quinquagésimo aniversário no ano de 2013.

As esculturas da Mônica, produzidas em fibra de vidro, têm 1,60m de altura e ficam sobre uma base de 25 cm, tornando-se uma estrutura com um 1,85m de altura. Elas também podem ser apreciadas por fãs de todo país através do site www.monicaparade.com.br, que reúne notícias, fotos, making of, informações dos artistas e o mapa de localização de todas as obras.

O sucesso pode ser observado nos bons números alcançados: mais de 5 milhões de Paulistas visitaram as esculturas durante o mês de exposição, filas e filas de pessoas querendo tirar e postar fotos ao lado das Mônicas, mais de 15.000 fotos no Instagram, uma enorme comunidade no Facebook e mais de 600 matérias em diferentes veículos impressos, televisivos e de web.

Isso pode ser atribuído à fama da dentuça mais famosa do Brasil, e também pela forma como a arte foi explorada: uma intervenção urbana para ninguém colocar defeito. Com as obras ao ar livre, é possível interagir com a personagem, além de tirar fotos, etc. Em Belo Horizonte não será diferente, já que o estado responde pelo 3º maior mercado leitor das revistas da Mauricio de Sousa Produções.

Em São Paulo, 30 Mônicas foram leiloadas, arrecadando R$ 460 mil em pró da Unicef, entidade presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País.

Lista das obras:

  1. Ale Magrini – Mônica andando em flores
  2. Alex Senna – Mô
  3. Alexander Borba – Hello, my name is “M”
  4. Ana Lage – I Love dentuça!
  5. Bira Dantas – Mônica em quadrinhos
  6. Bruno Honda Leite
  7. Dentuça de galocha
  8. Crânio – Monicrânio
  9. Danilo Beyruth – Monicaveira
  10. Erica Mizutani – Mônica Mizulina
  11. Fido Nesti – Frenologia avançada
  12. Hiro Kawahara – Saladinha azul
  13. Junior Lopes – Mônica em retalhos
  14. Luciana Assumpção – Quem é dentuça aqui?
  15. Maramgoní – Mônica na belle époque
  16. Mauricio de Sousa – Mônica Embaixadora
  17. Mauro Souza – Limoeiro
  18. Renato Guedes – Sonhos
  19. Ronaldo Barata – O dono da lua
  20. Tikka Meszaros – Mônica a la Tikka
  21. Titina Corso – Mônica Bumbá

 

23_hiro_kawahara_a

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *