A busca de Esmeraldo – Um encontro que mudará o jeito de ver a vida

a_busca_de_esmeraldoO autor Ilan Brenman e o ilustrador Fernando Vilela lançam por Paulinas a obra “A busca de Esmeraldo”, menino pobre do sertão nordestino, que decidiu procurar por Deus para entender o motivo de tanto sofrimento, já que era para Ele que sua mãe atribuia todas as situações de suas vidas. Um encontro simples e supreendente muda a história do pequenino.

Esmeraldo era um garoto de 10 anos, mas com uma vida de sofrimentos igual a de um adulto. Habitante do sertão nordestino com todas as intempéries, o menino assumia tarefas importantes com a mãe para ajudar a criar os irmãos, enquanto o pai tomava o pau-de-arara para ganhar o sustento do dia que, na maior parte das vezes, vinha em forma de arroz e farinha. Toda vez que Esmeraldo perguntava à mãe porque tanta dificuldade, ela respondia: “Porque Deus quis assim, fio”. Esmeraldo ficava encafifado com aquela resposta; como Deus podia permitir o sofrimento das pessoas? Então, decidiu procurar Deus para uma conversinha.

Saiu pelo mundão, perguntando às pessoas onde poderia encontrá-lo, já sabendo que não seria uma tarefa fácil. Indicaram a capelinha, o terreiro, a Igreja, mas Deus não estava ali, ou pelo menos ele achava que tinha saído. Dos animais Esmeraldo conseguiu melhores resultados, além de objetos “mágicos” que o ajudariam na jornada. Teve um encontro com o diabo disfarçado, subiu montanhas, atravessou abismos… E assim Esmeraldo encontrou Maria Gomes, aquela do conto popular, que também tinha fome e irmãos famintos… E foi com ela que Esmeraldo descobriu que Deus está mais perto do que imaginamos: dentro da gente.

A busca de Esmeraldo é um texto mais que bem escrito e criativo. É a jornada do herói do cotidiano que no dia a dia além de sobrepujar os obstáculos, faz das dificuldades molas propulsoras para a sua transcendência. As ilustrações, estilo singular de Fernando Vilela, estão em diálogo com o texto, na técnica de xilogravura, que marca a rusticidade do espaço e do tempo, elementos que carregam a história do menino Esmeraldo.

Os Autores

Ilan Brenman, nascido em Israel, de pais argentinos e avós russos e poloneses, chegou em São Paulo em 1979. Sua vida sempre foi marcada por histórias de diferentes povos, por isso o encantamento com o mundo das narrativas. Ele cursou Psicologia na PUC-SP e fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Há quase oito anos, Ilan decidiu se dedicar mais plenamente à literatura e desde então já são mais de 50 livros infantis e juvenis, diversos prêmios e publicações na Europa e na Ásia.

Fernando Vilela, nascido em São Paulo, é artista plástico, ilustrador, escritor e educador. Expõe com frequência seus trabalhos de arte no Brasil e no exterior. Já ilustrou mais de 60 livros para crianças e jovens para editoras brasileiras e estrangeiras dos quais oito são de sua autoria. Por alguns de seus livros recebeu diversos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil, dois prêmios Jabuti, a menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional do Salão Jovem de Bolonha em 2007 e teve dois livros incluídos no catálogo White Ravens da Biblioteca Internacional de Munique. Em 2008 entrou para a lista de honra do IBBY (International Book Board for Young People).

Título: A busca de Esmeraldo
Autores: Ilan Brenman e Fernando Vilela
Editora: Paulinas
ISBN: 9788535633061
Preço: R$ 22,40

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *