7 presentes para ofertar ao seu filho

por Alessandro Rios – Com a intensificação do convívio familiar provocado pelo período da pandemia, e agora com a retomada gradativa do convívio social, os filhos estarão naturalmente mais expostos às grandes interferências externas, entre elas o enorme avanço tecnológico. Desta forma, acredito ser o momento ideal, para uma boa reflexão sobre o tema “ser líder e amigo”, onde aspectos como qualidade no relacionamento precisam ser revistos. Segue sete presentes para ofertar ao seu filho:

  1. BUSQUE SOLUÇÕES – Quando uma situação problema surgir, não perca tempo apenas “reclamando de alguém”, mas concentre-se em virar a página e buscar soluções. O seu filho precisa de liderança positiva.
  2. PERSEVERE NO CAMINHO – As pedras surgirão e os obstáculos aparecerão. Neste momento, não perca tempo “achando culpados”, mas convide seu filho, para juntos, perseverar no caminho escolhido e superar as dificuldades. O seu filho precisa sentir-se parte.
  3. VALORIZE OS ACERTOS – Os acertos existem e são muitos. Não perca tempo apenas “apontando falhas”, mas valorize os dons e talentos do seu filho, como os acertos e as boas escolhas. O seu filho precisa ser motivado.
  4. SEJA PRUDENTE – Uma boa pergunta sempre é válida. Evite “julgar” pelas primeiras impressões. Seja paciente e invista tempo conhecendo a causa. O seu filho precisa ser compreendido.
  5. OFERTE PERDÃO – O amor deve ser o centro. Não perca tempo “condenando”, mas sim perdoando, não só com palavras, mas com gestos de afeto e carinho. O seu filho precisa ser perdoado.
  6. CAMINHE EM FRENTE – Caminhar em frente é tão importante quanto indicar caminhos. Não perca tempo apenas “falando”, invista também em ser o modelo. O seu filho precisa de exemplo.
  7. APRENDA SEMPRE – Ninguém é tão sábio que não possa aprender. Não perca tempo apenas “ensinando”, mas também aprendendo. O seu filho aprende ensinando.

Os presentes acima, além de melhorar a qualidade no relacionamento, ainda aproximarão as partes, e o seu filho ganhará um líder e amigo. Pense nisto!


Alessandro Rios é Graduado em Direito e Administração, com MBA em gestão de recursos humanos e especializações em PNL e coaching. Autor dos métodos PAOS, EDARA e MAPA, das Teorias do Fastígio e do Comando de Ouro. Idealizador de inúmeras ferramentas em liderança, vendas e atendimento. É casado, pai de três filhos, cristão, palestrante e coach em liderança de filhos. Autor do livro “Seja líder e amigo”, pela Literare Books International.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *