5 motivos para celebrar aniversário

Saiba por que essa tradição é importante para crianças

Mais que apenas uma data para ganhar presentes, celebrar o aniversário é uma tradição que começou no Egito e Grécia antigos por volta de 3000 a.C. e sobrevive até hoje. Atualmente, o momento tão esperado de soprar as velinhas e reunir pessoas queridas ajuda as crianças a marcar o tempo e reforça laços familiares e emocionais.

Como começou a tradição?

Na antiguidade, os gregos celebravam Artemis, a deusa da caça, sempre no sexto dia do mês, com bolos redondos de mel, simbolizando a lua cheia, e muitas velas. No Egito e Grécia antigos, essa cerimônia era feita apenas para deuses e faraós. Segundo historiadores, esse costume teria sido adotado também na Alemanha na Idade Média, quando camponeses festejavam a data de nascimento de seus filhos.

No século 4, a Igreja Católica passou a celebrar o Natal, que representa o nascimento de Cristo e com isso o hábito de celebrar aniversários ganhou força e novos símbolos. O ato de presentear, por exemplo, tem o objetivo de cercar o aniversariante com proteção e apreço.

Nos dias atuais, essa tradição ainda faz sentido, como explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista de Londrina, Leliane Nogueira. “As festas de aniversário são momentos muito especiais tanto para os pais como para os filhos. Além de servirem como importante marco temporal, também possibilita o estreitamento de laços afetivos e criação de memórias duradouras”, explica.

Leliane orienta que quanto mais a criança estiver envolvida no processo, melhor. “A festa de aniversário é um momento lúdico e repleto de aprendizados, por isso não deve ficar apenas com os pais. Envolver a criança no planejamento e na preparação reforça sua importância na família e dá mais significado aos símbolos”. No colégio, por exemplo, os aniversariantes do mês colocam literalmente a “mão na massa”. Vão para o ateliê do sabor, preparam receitas de bolos e docinhos, auxiliam na organização do ambiente, confeccionam cartazes que demonstram carinho para os colegas, estreitando assim, laços de amizade e com muita aprendizagem.

Confira 5 motivos para celebrar festas de aniversário:

  1. Marca a passagem do tempo: Festas de aniversário são importantes marcos temporais para crianças pequenas, Para elas, é o que marca a nova idade e o seu crescimento, já que ainda não têm a noção de passagem do tempo como os adultos.
  2. Aumenta a autoestima: Tirar um momento para celebrar a criança a faz sentir amada e importante dentro do núcleo familiar. O mesmo acontece na escola ou em grupos de amigos, por exemplo. É um exercício importante para a criança desenvolver seu senso de autoestima e pertencimento.
  3. Fortalece laços familiares: As tradições familiares são muito importantes para estabelecer e fortalecer laços emocionais. Cada família celebra à sua maneira e é isso que faz com que as relações se tornem muito especiais. Afinal, aquele doce que só a vó ou a mãe fazem ou a maneira diferente como o pai canta Parabéns são coisas simples que unem a família e criam memórias.
  4. Estabelece relações sociais: Convidar familiares e amigos para celebrar o aniversário ou ser convidado para a festa de um colega são interações essenciais para o desenvolvimento das crianças. Essas tradições ajudam a estabelecer valores como companheirismo, empatia, autoestima e bondade, entre outras.
  5. Cria memórias positivas: Por mais simples que sejam as comemorações, momentos especiais como a data do aniversário são ótimos para criar memórias afetivas que permanecem conosco durante toda a vida. E aqui, todos os sentidos podem ser usados: o sabor único de um doce caseiro, o cheirinho que sai da cozinha, o abraço forte recebido de quem se ama, as músicas e paródias de cada família.

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *