As atividades podem envolver toda a família, incluindo os mais velhos
Esqueça um pouco os aparelhos eletrônicos e aproveite o tempo em casa para brincar em família e incentivar a imaginação dos pequenos. Para tentar ajudar nessa missão, preparamos uma lista com 11 brincadeiras que vão fortalecer os laços afetivos, além de promover o desenvolvimento saudável das crianças. As atividades podem envolver toda a família, incluindo os mais velhos. Essas e outras ideias podem ser acompanhadas na hashtag #alegriasempilha no instagram. O movimento foi criado por Amélia Whitaker, empresária e mãe de duas meninas.
1 – Imitando bichos
Essa é para quem é fã dos animais! Cada participante escolhe um bicho que será representado por todos na sequência. Quando o escolhido for o sapo, todos devem agachar e pular bem alto. Além de super divertido, é um ótimo estímulo para o desenvolvimento da coordenação motora e o domínio do próprio corpo.
2 – Massagem
A dica é fazer uma massagem relaxante nas crianças! Escolha um ambiente tranquilo, passe nas mãos o óleo essencial de sua preferência e comece com movimentos suaves nas costas dos pequenos. Deslize as mãos de cima para baixo, membro por membro, até chegarmos aos pés.
3 – Dançar
Coloque uma música que vocês gostem e dancem livremente. A brincadeira pode até parecer simples, mas o resultado é surpreendente.
4 – Avião
Deite no chão, apoie seus pés na barriga da criança e a levante como um avião. Faça sons e movimentos similares ao voo de uma aeronave.
5 – Circuito com pista de obstáculos
Deixe as crianças criarem o seu próprio circuito em casa, usando sofás, almofadas, mesinhas e tudo que tiver disponível mas, claro, que não representarem perigo aos pequenos. Coloque uma música e passe pelo percurso de frente, de costas e pulando. Use a imaginação!
6 – Origamis
Arte de origem japonesa que utiliza papel dobrado para representar formas e figuras. Seja um avião, um barco, um chapéu, ou outras figuras mais elaboradas. Além de diversão garantida, a atividade permite desenvolver a motricidade, as capacidades manuais e a concentração.
7 – Massinha natural
Em uma vasilha grande misture um copo de farinha de trigo, meio copo de sal e meio copo de água. Em seguida, junte tudo até atingir o ponto de massinha. Você pode também adicionar corante natural, pó de giz, glitter ou tinta para colorir.
8 – Caixa de papelão
Essa atividade vai trabalhar a autonomia e criatividade das crianças, já que o objeto simples pode virar uma casa, um fogão e até um carro.
9 – Papel machê
Em uma bacia coloque papel picado, água e cola. Dose as quantidades para obter a consistência de uma massinha. Molde na forma desejada, que pode ser um objeto decorativo ou um utilitário, e deixe secar. Depois pinte para finalizar.
10 – Carimbo na batata
Corte uma batata crua no meio, e com a ajuda de uma faca, forme o desenho desejado em uma das metades. Essa parte precisa ser realizada por um adulto. Em seguida, passe a tinta na batata e carimbe o papel.
11 – Autorretrato
Além de estimular a criatividade das crianças, contribui para que elas se conheçam melhor. Uma construção da identidade própria que explora as diferenças e semelhanças entre cada um. O autorretrato revela características físicas e psicológicas da pessoa.
0 Comments