10 dicas para você praticar o Slow Parenting

por Semadar Marques – Respeitar o tempo de cada criança. Esse é o mote principal do Movimento Slow Parenting, ou em português, “Pais sem Pressa”. O mundo conectado, cada dia mais apressado e cheio de exigências nos faz cumprir ansiosamente uma infinidade de tarefas e muitas vezes conduzimos nossos filhos para que façam o mesmo, sem ao menos questionar o que é importante para eles. E como ainda temos muitas inseguranças, incertezas e medos, podemos cair na armadilha de projetar essas inseguranças em nossos filhos.

A realidade é que nosso mundo, infelizmente, é competitivo e ainda está aprendendo a levar em conta as características individuais, o que acaba forçando para que a gente se enquadre em estereótipos e corra muito para atender às exigências externas, que nos darão credibilidade e status. Sim, vivemos em uma pressão danada. Quem nunca se pegou ansiosa e insegura, pensando em não estar preparando seu filho corretamente para o futuro?

Essa preocupação em atender tudo reflete na impaciência e inquietação que acabamos transferindo para os nossos pequenos. Cair na armadilha de lotar a agenda deles com diversas atividades e querer resultado gera angústia e desassossego. Claro que boas atividades são bacanas, mas isso deve ser feito de forma leve e prazerosa, sem a imposição e o peso das responsabilidades de um adulto.

E é isso que o movimento Slow Parenting nos convida a refletir. Viver uma vida com menos compromissos e mais tempo em família, com brincadeiras ao ar livre, menos eletrônicos e mais contato com a natureza, respeitando o ritmo e o compasso de aprendizado de cada criança. Como consequência, temos crianças mais felizes, espontâneas e que ficam satisfeitas com a presença dos pais e amigos e não tem tanta necessidade de consumo.

Apresento agora algumas dicas para exercitar esse conceito no dia a dia. Eu sei que não é nada fácil, pois se trata de uma mudança que irá impactar em toda a rotina familiar, uma mudança de hábitos. E por isso, toda transformação precisa ser introduzida aos poucos para que seja incorporada ao cotidiano. Então, vamos lá:

Exercite a presença e ofereça tempo de qualidade – O Slow Parenting trata da conexão e presença que nossos filhos precisam para que se sintam autoconfiantes e com uma autoestima forte. Já se pegou mexendo no celular enquanto brincava no chão do quarto com seu filho? É disso que estamos falando. Estar realmente presente, curtindo e aproveitando cada momento é fazê-lo compreender o quanto ele é realmente importante para você.

Respeite o ritmo de seu filho – Imagine a seguinte situação: Você está assistindo a sua série favorita, totalmente interessada e hipnotizada por aqueles episódios, quando de repente alguém chega e lhe diz que acabou, que você está atrasada e precisa desligar a TV. É muito frustrante, não? Com a criança ocorre o mesmo. Em seu mundo infantil, ela vê as coisas ao seu redor com um brilho e encantamento diferentes do seu e respeitando isso você o estará ensinando a saborear a vida com leveza e prazer e a valorizar o que lhe faz bem. E não existe saúde emocional sem autoestima, o que passa diretamente por valorizar as coisas simples que trazem bem estar. Então, respeite cada momento de encantamento, experimentação e descoberta que seu filho tiver e respeite também o tempo dele para isso.

Tente ficar longe da tecnologia por algum tempo – A tecnologia é algo que facilita a vida e todo mundo, adultos e crianças, estão bem envolvidos por ela. Mas é importante perceber como ela impede a conexão e diálogos rotineiros. Exercite desligar aparelhos de TV, rádio, computador e tablets por alguns momentos, criando rotinas em que se possam ouvir uns aos outros, darem risadas, contar como foi seu dia, enfim, estimulando a conversa, a ampliação e o reforço dos vínculos familiares.

Aprenda a escutar com atenção – Crianças precisam perceber que suas ideias, pensamentos e abstrações são valorizadas e escutadas e que sua opinião é levada em conta, principalmente em escolhas relacionadas a ele próprio. Conheça os interesses do seu filho e demonstre que se preocupa e leva em consideração aquilo que é importante para ele. Pequenos e simples gestos farão muita diferença para que seu filho sinta-se reconhecido e apreciado e saiba que tem poder de voz.

Invista na organização da rotina – Sim, eu sei que você precisa dar conta de todos os afazeres e rotinas, que não são poucos. Mas lembre-se que crianças demoram mais tempo para finalizar tarefas do que nós, adultos, e é preciso haver uma organização familiar que respeite esse ritmo. Por exemplo, você não pode exigir que seu filho movimente-se pela manhã com a mesma agilidade que você tem, pois o ritmo dele é outro e a responsabilidade pela organização do tempo é do adulto. Então, organize-se para que aquele stress e irritação do atraso não sejam frequentes no âmbito familiar.

Dê limites de maneira respeitosa – Seu filho precisa ter claro que não será punido por cometer um erro e sim quando transgredir um limite que foi pré-estabelecido entre vocês e que irá afetar sua segurança ou quebrar uma barreira ética. Dar limites não significa distanciar-se emocionalmente de seu filhote, que não precisa ter medo de você, e sim temer desrespeitar acordos previamente combinados e que trarão consequências. Isso vai prepará-lo para lidar com as regras sociais e de segurança ao longo da vida, tornando-se um adulto ético e responsável. Mas para que ele compreenda isso, mantenha sempre o diálogo respeitoso, fazendo-o sentir que tem acesso a você, o que vai estreitar os laços e dará a ele a garantia de que tem com quem conversar sobre suas dificuldades, sem sustos ou abalos.

Crianças precisam de descanso mais do que você – Se você impõe uma rotina exaustiva a uma criança, seja de eventos sociais ou compromissos diários, sem levar em conta sua necessidade de descanso, não pode reclamar da choradeira quando acontecer (e vai acontecer). Nós, adultos, já ficamos irritados e estressados quando estamos cansados, imagine crianças que ainda estão aprendendo a lidar com as suas emoções. Pegue leve e respeite muito o tempo de descanso que seu filho precisa.

Deixe que ele brinque muito – Deixar que seu filho tenha tempo livre para brincar, exercitar a criatividade, seja com você, com outras crianças ou sozinho é fundamental. Muito mais importante do que as atividades programadas, ter espaço livre para brincar e fazer o que gosta é essencial para que possam ser realmente crianças de forma espontânea e exercitem sua imaginação.

Ensine-o a respeitar e valorizar suas emoções e sentimentos – Que tal, ao invés de dizer ao seu filho “Você está com raiva, que criança feia você é!”, você dizer “Você tem todo o direito de ter raiva e isso acontece de vez em quando com qualquer pessoa, só não pode machucar nada nem ninguém por isso, ok?”. Todos nós temos emoções negativas e condenar uma criança por isso é ensiná-la a negar e reprimir as próprias emoções. Mas se ao contrário, você não julgar o que ele sente e oferecer apoio, ele se sentirá seguro o suficiente para lidar melhor com isso. Ensine seu filho a identificar suas emoções e a direcionar o que for negativo de forma produtiva. Acredite, você fará um bem enorme para a autoestima do seu filho, deixando-o muito mais calmo e seguro com isso.

Aprenda, você, a lidar com suas emoções – Educar filhos para que sejam felizes e saudáveis envolve sim, autoconhecimento e inteligência emocional. Nossos filhos são influenciados diretamente pela forma com que lidamos com nossas emoções e por nossos comportamentos – e como nos relacionamos conosco e com o mundo. Cuide de sua saúde emocional, entendendo e aceitando melhor o que sente, investindo em tempo de qualidade consigo mesmo e em formas de administrar seu stress e ter mais relaxamento. Saiba que isso não fará bem somente para você, mas irá impactar na forma como você educa e cuida dos seus filhos.

Semadar Marques é especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional. Através de suas palestras, conferências e workshops sobre esses temas, Semadar busca inspirar as pessoas a irem atrás do que lhes faz plenamente felizes. www.semadarmarques.com.br

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *