Nova equipe de limpeza do Hospital usa temática lúdica inédita para combater a infecção hospitalar.
Bacterino, Poeiruda, Germinha e Sujeirito são os novos personagens presentes pelos corredores do Sabará Hospital Infantil. Estampados nos uniformes e nos carrinhos da equipe de limpeza da Sodexo On-site Brasil, empresa responsável pelo serviço de higienização no Hospital, os monstrinhos surgiram para conscientizar sobre o controle de infecção hospitalar de maneira alinhada às estratégias de humanização do Sabará.
“Queríamos que todos os setores do Sabará estivessem alinhados com o propósito do Hospital, que é garantir qualidade e segurança ao paciente com padrão internacional, sem contar o grande diferencial que é proporcionar um ambiente humanizado, feito especialmente para as crianças”, conta a gerente de apoio do Sabará, Liliane Soares.
“Essa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de implantar um ambiente físico e emocional propício à convalescença dos pacientes, melhorando sua experiência e a de sua família durante o período de internação”, explica o diretor superintendente do Hospital, Dr. Wagner Marujo.
Em um hospital onde todas as paredes trazem ilustrações, o raio X parece uma astronave, o chão é colorido e os berços estampados, fazia todo sentido que esta equipe também deixasse os uniformes tradicionais de lado e entrasse na imaginação das crianças. Para Liliane, seria importante que a equipe de limpeza tivesse um uniforme que valorizasse a atuação do profissional.
Foi criado, então, o conceito “Caçadores de Monstros”, pela equipe da Sodexo. “Nosso objetivo é que o auxiliar de limpeza seja visto como um agente que trabalha para diminuir os riscos de infecção hospitalar. Ele é um dos responsáveis por tornar o ambiente do hospital mais seguro”, completa Sandra Passos, CEO do Segmento Saúde da Sodexo On-site Brasil.
O planejamento e processo de implementação do projeto levou cerca de um ano e envolveu diversos setores do Sabará e da Sodexo. “Cada detalhe foi pensado, desde a operacionalização até a criação dos nomes dos monstrinhos, que são os principais agentes de infecções – sujidade, bactérias, germes e poeira, que causam danos e podem ser prejudiciais aos pacientes”, completa Sandra. Vale lembrar que todos os monstrinhos têm uma personalidade diferente: o Bacterino, por exemplo, pode se esconder em vários lugares, mas a equipe não deixa ele entrar. Já a Germinha quer sempre criar confusão, mas os auxiliares de limpeza estão preparados para evitá-la.
Os funcionários se surpreenderam com os uniformes novos e se sentiram engajados na caça aos monstrinhos. E, após uma semana de implementação, já foram vistos olhares curiosos de pequenos pacientes para os novos “caçadores”.
O projeto foi totalmente personalizado para o Sabará Hospital Infantil e é uma ação inédita da Sodexo
Nova parceria
A Sodexo é parceira do Sabará Hospital Infantil no ramo de alimentação desde 2014. Em fevereiro deste ano, começou também a prestar serviços de facilities, com foco na área de higienização hospitalar. A nova parceria promete diversos benefícios para os pacientes do Hospital, como uma maior agilidade na limpeza, graças ao aumento no quadro de funcionários e sistema integrado, uso de novos equipamentos eletrônicos que garantem mais eficiência nos processos, abastecimento dos fraldários com lencinhos umedecidos, utilização de materiais e produtos de última geração. E, ainda, a equipe também passou a contar com dois manutencistas.
Além disso, será implementado um “teste de luz negra” nos apartamentos, que permite verificar se os mesmos foram efetivamente limpos ou se há espaços cuja limpeza precisa ser melhorada.
Sobre o Sabará Hospital Infantil
O Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. É um dos maiores e mais respeitados centros de atendimento pediátricos do Brasil, reconhecido pelo excelente atendimento ao paciente e pelo pioneirismo nesta área, desde sua inauguração em 1962.
Instalado em um moderno edifício de 17 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, opera segundo o conceito de “Children’s Hospital”. Este modelo assistencial conta com a retaguarda em todas as especialidades pediátricas e atua com equipe multiprofissional integrada e de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.
Em 2013 o Hospital recebeu seu primeiro selo de acreditação pela Joint Commission International, principal agência reguladora de instituições de saúde no mundo. Em 2016 o Sabará foi reacreditado, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a prestação de cuidados de saúde segura e eficaz.
Sobre a Sodexo On-site Brasil
Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.
0 Comments