Projeto Guri comemora 21 anos de sucesso com ações e show de Zeca Baleiro

O programa já beneficiou mais de 650 mil crianças e jovens do estado de São Paulo

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro – celebra 21 anos de atividades, com shows, concursos musicais, concertos e exposições. Desde 1995, o programa, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação e já beneficiou mais de 650 mil alunos. Atualmente, atende a cerca de 49 mil crianças, em 410 polos, distribuídos pelo interior e litoral, além de unidades da Fundação CASA.

Para comemorar sua maioridade, diversas ações foram programadas por todo o Estado de São Paulo:

O Projeto Guri convidou o premiado cantor maranhense, Zeca Baleiro, para participar da comemoração de seus 21 anos de uma forma muito especial. Indicado ao Grammy Latino sete vezes, Zeca compôs a música Amor e Ijexá para celebrar a maioridade do programa. Como o projeto não existira sem as crianças e os jovens que dele fazem parte, essa ação contou com a participação dos alunos para escrever e dirigir o vídeo clipe. Os guris Joyce Mamedio Zacharcuk, 11 anos, Flávio Cervekow Pacelli Azzola de Souza, 11, David Cauã de Campos Barros Manuel, 11, Davi Souza Heg de Oliveira, 12 e Marina Vieira Garcia, 13, dos polos Sorocaba e Jundiaí, foram selecionadas para elaborar a história, roteirizar, atuar, dirigir e supervisionar e finalizar a edição. O filme foi realizado com apoio do estúdio Gargolândia. A música será apresentada em todas as comemorações de 21 anos nas regionais e na capital. Assista ao clipe no pen drive ou no nosso canal no You Tube:

O cantor realizará um show de aniversário, no dia 2 de dezembro, no Auditório Ibirapuera. Junto com Zeca Baleiro, Guris de várias regiões do Estado tocarão e cantarão a canção Amor e Ijexá, além de outros sucessos. Na data, os Grupos de Referência de Presidente Prudente, Santos, Ourinhos, São Carlos, Itaberá e Jundiaí também apresentarão um repertório eclético formado por peças eruditas, populares, além de músicas autorais dos próprios alunos, como a peça A Garoa, composta pelos alunos do GR de Santos – Camerata de Violões. Será um espetáculo gratuito e aberto ao público com mais de 150 crianças e jovens no palco, demonstrando toda a diversidade do programa.
O Concurso Musical de Composição – PROJETO GURI 21 ANOS foi um sucesso e teve mais de 200 inscritos. A composição vencedora, Minha História, de Viviane Nukamoto dos Santos, aluna de violão do polo regional de Araçatuba, foi gravada em estúdio pela própria Viviane e por alunos do Grupo de Referência de São Carlos e Jundiaí. A música ainda se tornou uma animação da produtora Zoe Filmes:

O Guri promove a exposição fotográfica Projeto Guri – 21 Anos com o registro de seus principais momentos. Desenvolvida pela agência D4G, que também elaborou uma nova identidade gráfica para o Projeto, a mostra passará pelas 11 regionais do interior e litoral de São Paulo e ficará exposta em eventos comemorativos dos polos. Já os usuários do metrô da Linha 4-Amarela, estações Luz, Paulista e Fradique Coutinho também poderão conferir os melhores momentos do Projeto em outubro, novembro, dezembro e início de janeiro de 2017. Além da mostra, os passageiros também assistirão a apresentações do Coro de Sorocaba e do Quinteto de saxofone do Polo São Vicente, que ocorrerão nos dias 10 de novembro (às 15h30, na Estação Luz) e 17 de novembro (às 14h30, na Estação Paulista e, às 16h, na Estação Butantã).

As 11 regionais – Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba – terão apresentações especiais comemorativas dos alunos de seus respectivos polos, todas gratuitas e abertas ao público. Como uma nova forma de captar recursos com a venda de produtos, o Projeto Guri inaugurará sua loja virtual. Produzida pela empresa band UP!Store, a lojautiliza uma das melhores e mais confiáveis base tecnológica do Brasil para e-commerce (Tray Sistemas). Nela, serão vendidos produtos com a marca do Projeto, tais como fones de ouvido, camisetas, canecas, almofadas. Parte da renda será revertida para o Projeto.

Para ampliar sua rede de patrocinadores, o Projeto também lança a campanha #Compartilha Guri. Uma plataforma de captação de recursos de pessoa física, que tornará mais simples e prático o envolvimento da sociedade civil, estará disponível no site do Projeto (www.projetoguri.org.br), a partir do dia 29 de novembro. A ação integra as atividades do movimento global #DiadeDoar.

Mais informações no hotsite www.projetoguri.org.br/21anos e no site do Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os 361 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *