Oficinas e vivências estimulam convívio entre pais e filhos no Sesc São Caetano

Espaço de brincar recebe atividades gratuitas para crianças de 0 à 6 anos

No mês fevereiro o Espaço de Brincar do Sesc São Caetano se inspira no imaginário da floresta Amazônica e dos quintais das casas dos avós para compor sua ambientação brincante, através dos projetos “Amazônia Viva” e “O que tem aqui?”, ampliando e aproximando a primeira infância com esses territórios vivos e férteis para a cultura brasileira.

As atividades de integração entre pais e filhos irão estimular o convívio através de práticas físicas e sensoriais, rodas de conversa sobre a educação dos pequenos com a especialista Andressa Nishiyama, que atua nas linguagens de artes corporais, visuais e musicais, tendo pesquisas direcionadas à cultura popular e à primeiríssima infância. As atividades são gratuitas e abertas ao público geral.

A proposta da série de oficinas será de vivência-brincadeiras, as cores serão palco para as experiências sensoriais dos bebês. Com estímulos delicados, texturas e movimentos, o colorido ganha vida e inspira sensações, mostrando que todas as cores podem brincar.

Amazônia viva
com Andressa Nishiyama
Sábados, das 11h às 12h

01/02 Carimbagem Coletiva
Nessa vivência, Andressa Nishiyama convida crianças e adultos a deixarem seus rastros, traços e cores na nova ambientação do Espaço de Brincar, criando carimbos e estampando coletivamente com tintas naturais tecidos que farão parte desse novo universo criado.

11/02 Sementes em Mãos
Sementes em Mãos é um convite para colocar a mão na terra, sentir sua textura e temperatura e aproximar, sem sair do lugar, de uma floresta, criando com elementos naturais como ervas aromáticas, cheiros, sementes e galhos.

15/02 Tintas naturais
Vamos aprender a fazer tintas naturais com urucum, espinafre e açafrão.

29/02 Roda de Cantorias
A Vivência Roda de Cantorias traz a música a partir da Cultura Popular Brasileira com cacuriás, cirandas, contos e versos sobre a natureza, as águas doces e salgadas, a lua e o sol, o céu e a terra.

O que tem aqui? Cores: tintas coloridas
com Isabelle Lucillo
Terças, das 14h às 16h
04/02 Tintas Coloridas
11/02 Águas Coloridas
18/02 Bolinhas de Gel

“O que tem aqui?” É uma pergunta que muitas crianças e famílias fazem para saber o que existe no Espaço de Brincar, e descobrimos que o melhor jeito de responder é construir respostas coletivamente. Pensando nisso, todas terças-feiras abrimos essa pergunta com ações que usam os materiais, espaços e possibilidades que já existem no Espaço de Brincar e que podem nos ajudar a descobrir tudo o que pode acontecer por aqui e também em outros espaços, como casa que se vive, o quintal da avó, a escola de todo dia ou um lugar na imaginação, de brincadeiras a rodas de conversa, para crianças e para famílias. Em Fevereiro nosso tema são as cores

Jardim de Achadouros: Desenhando com a natureza
com Isabelle Lucillo
Quintas, das 14h às 16h
06/02 Desenhando com a natureza
13/02 Comidinhas de terra
20/02 Gravetos vestidos de lã 27/02

Quem nunca saiu pelo quintal da casa da vó, jardins ou até mesmo em parques à procura de pequenos insetos, folhas, galhos, sementes e outros tantos elementos que se pode encontrar na natureza? Nos encontros que acontecerão no nosso jardim, iremos propor diferentes ações e vivências em que possibilitem às crianças e aos seus responsáveis o brincar com a natureza, usando o corpo e a imaginação.

Ambientação Brincante: amazônia viva
com Andressa Nishiyama
Dia 7/2, sexta, das 13h às 17h

Entre os meses de Fevereiro e Abril o Espaço de Brincar se inspira no imaginário da Floresta Amazônica para compor sua ambientação brincante: da fauna e flora particular, úmida e colorida, aos povos que criam modos de viver nessa terra, indígenas e ribeirinhos. Para ampliar os contatos com esse território vivo e fértil para a cultura brasileira e aproximar a primeira infância das culturas e territórios tradicionais.

SERVIÇO:
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Recomendação etária: de 0 a 6 anos
Ingressos: grátis, retirada de ingressos com 1h de antecedência
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 9h às 21h30, sábados e feriados, das 9h às 17h30

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *