Estudantes criam podcast de contação de histórias para crianças

Projeto Pod Ouvir – Vozes que contam e encantam foca na empatia de criança para criança

Os benefícios de contar histórias para crianças vão muito além da diversão e do entretenimento. Uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences, periódico científico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, comprovou que crianças de 2 a 7 anos, hospitalizadas, passaram a sentir menos dor e ficaram mais confiantes após leituras de até 30 minutos.

Com foco na empatia e em ações de transformação da sociedade, estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Santa Maria criaram o podcast Pod Ouvir – Vozes que contam e encantam. São 15 histórias curtas, selecionadas e gravadas pelas próprias crianças, disponíveis para entreter crianças.

As histórias estão disponíveis no site do colégio e podem ser ouvidas gratuitamente. Todos os contos têm um tom positivo para trazer apoio em um momento que pode ser delicado. “Nosso projeto de intervenção social é sobre contação de histórias, pois pensamos em crianças que estão em hospitais e que adorariam escutar novas histórias para aquecer o coração. Porque toda criança tem direito à imaginação”, explica a estudante Gabriela.

Podfalar

De acordo com a professora da turma, Carolina Alves de Oliveira, o projeto de intervenção social (PIS), além de promover a empatia, também estimula os estudantes a se colocarem no lugar do outro como sujeito de direitos. “Em função da pandemia, os alunos trouxeram para sala de aula a questão do distanciamento e aí surgiu a questão de crianças hospitalizadas, afastadas de entes queridos. O podcast foi a ideia que eles tiveram para levar um pouco de carinho a crianças como eles”, conclui.

Veja abaixo as histórias…

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *