Chega ao Brasil o 23snaps, a rede social que virou febre entre pais e mães na Inglaterra e nos Estados Unidos. Conhecido como Facebook da família, o 23snaps permite que pais compartilhem fotos e vídeos dos filhos com amigos e familiares com segurança e privacidade.
Uma novidade está chegando às famílias brasileiras. É o 23snaps, uma rede social que ajuda famílias a compartilhar momentos especiais com privacidade. Apelidado por revistas especializadas nos Estados Unidos e na Inglaterra de “Facebook da família” e de “Instagram para pais”, o aplicativo é voltado para pais e mães postarem fotos, vídeos e até mesmo escrever histórias, como num diário, contando as novidades sobre os seus filhos. E só tem acesso à postagens quem for convidado. Familiares e amigos, por exemplo, podem acompanhar o crescimento dos pequenos à distância, saber como foi o primeiro dia de aula ou simplesmente matar as saudades. E o melhor de tudo: o aplicativo é totalmente gratuito.
O 23snaps nasceu em inglês. Mas acaba de ganhar um irmão gêmeo em português. Pela primeira vez, seus fundadores vão lançar uma versão do aplicativo totalmente traduzida para outra língua além do inglês e o país escolhido para isso foi o Brasil. No mundo inteiro, o 23snaps já é usado por 500 mil pais e mães(veja abaixo os dados numéricos e estatísticos). Ele é uma mistura entre o aconchego dos antigos álbum de família e a praticidade das rede sociais. Mas tem uma vantagem fundamental em relação a outras redes sociais: ele foi feito para dividir ocasiões especiais sem deixar de preservar a privacidade das famílias.
Três características fundamentais diferenciam o 23snaps de outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram. A primeira delas é a total privacidade. Só pode acessar as fotos e vídeos, por exemplo, quem for convidado pelos pais. E não é possível recompartilhar os arquivos. Outra característica fundamental é a acessibilidade. Há uma série de facilidades criadas para permitir que, até mesmo quem não está acostumado a usar computador e novas tecnologias, fique sempre atualizado das novas postagens. Por último, o aplicativo também tem uma série de ferramentas específicas que não estão disponíveis nas redes sociais mais genéricas. Tudo isso foi pensado porque o 23snaps foi criado de pais para pais.
O aplicativo é uma rede social. Mas tem uma série de vantagens em relação a outras redes e plataformas de compartilhamento.
Privacidade: os usuários e usuárias do 23snaps têm total controle sobre quem acessa suas fotos e atualizações. Só pessoas convidadas diretamente pelos usuários podem ver as postagens. E, mesmo que algum deles decida “curtir” ou dar um “like” numa imagem, por exemplo, a ação não será compartilhada para outras pessoas que não façam parte das conexões do usuário. Tem mais: recompartilhar as postagens também não é permitido. E não é possível procurar por outros usuários para adicioná-los à rede de contatos. Isso foi pensado, justamente, para evitar aquelas saias justas e permitir que só as pessoas mais queridas mesmo sejam convidadas e saibam que os pequenos estão por ali. Em comparação com outras redes sociais, como o Instagram e o Facebook, tudo isso é praticamente impossível de controlar mesmo que as configurações de privacidade estejam corretamente acionadas.
Acessibilidade: no 23snaps, até aqueles entes queridos que não estão muito acostumados a usar novas tecnologias conseguem se manter atualizados. E isso pode se dar de diferentes formas. Uma delas é por meio de um e-mail diário em que o aplicativo envia automaticamente as novas fotos e postagens. Outra, é por meio de um serviço de impressão. Funciona assim: pelo correio, mandamos um álbum de família com as imagens que estão nos perfis dos usuários do 23snaps. E há também uma terceira possiblidade para se manter atualizado o tempo inteiro. Basta deixar uma moldura digital conectada a uma rede de internet wi-fi. Ela fica plugada o tempo inteiro no 23snaps e exibe as fotos automaticamente em qualquer canto da casa. Assim, a família toda inteirada das novidades.
Ferramentas específicas: diferentemente de outras redes sociais que oferecem recursos mais genéricos a qualquer tipo de usuário, o 23snaps disponibiliza funcionalidades criadas especialmente para o uso da família. Uma delas é a tecnologia que exibe a idade exata das crianças nas postagens de fotos e videos, calculada a partir do momento em que eles são captados. Outro exemplo é a possibilidade de tanto o pai como a mãe postarem atualizações em conjunto para o perfil da criança.
História
Para entender melhor como funciona, é necessário contar um pouquinho da história de como ele surgiu. O aplicativo foi criado na Inglaterra por pais e para pais. Seu fundador, Ivailo Jordanov, decidiu montar a ferramenta quando sua esposa estava grávida do primeiro filho do casal. Jordanov percebeu que não tinha onde guardar na rede as fotos, vídeos e memórias do bebê em uma plataforma simples de ser compartilhada e acompanhada por seus pais, que viviam na Bulgária, e pelos pais dela, que moravam no Canadá. Por não achar nenhum aplicativo que suprisse aquela necessidade, ele decidiu criar o 23snaps. O 23snaps foi construído por pais de família para ser usado por pais de família.
Todos os seus fundadores usam a ferramenta em sua vida pessoal. A startup foi fundada em junho de 2012. Sua versão em inglês pode ser baixada por usuários de qualquer país. A decisão de abrir uma versão em português do 23snaps se deu pelo crescimento do uso de smartphones por aqui. Até o final de 2014, estima-se que 75 milhões de celulares desse tipo estarão em circulação no país. Além disso, a cultura brasileira, altamente engajada em redes sociais e voltada para a família, foram fundamentais para convencer os sócios 23snaps a vir pra cá.
O compromisso de privacidade do 23snaps é levado minuciosamente a sério. O aplicativo não vende dados de seus usuários e não tem espaços publicitários. Os acionistas do 23snaps encontraram outra forma de tornar o aplicativo rentável e autossustentável. O modelo de negócios se sustenta, basicamente, na venda de álbuns, livros de fotografias e de uma moldura digital com acesso à internet que exibe as atualizações.
0 Comments