Carolina vai ao Malawi

Maria Carolina é uma garota de sorte! A estudante de música e percussionista participou de um intercâmbio que permitiu trabalhar como voluntária na Music Crossroads, uma academia de música do Malawi, país que fica no Sudeste da África. A aventura vivida pela garota de 22 anos está no livro Carolina vai ao Malawi, primeiro título da Sustenidos Organização Social de Cultura sobre a experiência no MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange). A história será lançada no dia 10 de junho, no site da Sustenidos, e estará disponível para download gratuito.

O MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JMNorway, Trøndertun Folk High School, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Sustenidos. A ação é custeada pela Norec – Agência Norueguesa para Cooperações em Intercâmbios.

Desde 2015, o MOVE é realizado no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA. A cada ano, seis jovens ex-alunos e educadores do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – passam uma temporada de dez meses nos outros países participantes: Noruega, Malawi e Moçambique. Da mesma forma, a cada ano, seis jovens músicos e musicistas desses países passam dez meses trabalhando como voluntários nos polos de ensino do Projeto Guri e em outras organizações parceiras.

“Após alguns anos de colaboração entre as organizações, tivemos a ideia de elaborar livros infantis que contassem um pouco sobre a experiência de ser estrangeiro e viver em outro país. Esperamos que esta coleção desperte nas crianças a curiosidade em relação ao mundo, a coragem de conhecer o novo e o respeito por aquilo que é diferente”, conta Alessandra Costa, autora dos livros e diretora executiva da Sustenidos.

Carolina vai ao Malawi é o primeiro título de uma coleção formada por três volumes. Marcelino vai a Moçambique e Laura vai à Noruega serão lançados em 10 de julho e 10 de agosto, respectivamente. Alessandra Costa assina os textos de todos os livros, mas os ilustradores são distintos e seguem o perfil de cada fascículo.

Eva Uviedo foi a ilustradora escolhida para dar cor e forma às lendas, aos amigos, animais e sabores encontrados por Carolina durante a aventura malawiana.

Ficha técnica:
Carolina vai ao Malawi
Autor: Alessandra Fernandez A. Costa
Ilustrações: Purpurina – Comunicações e Cultura – Eva Uviedo
Pesquisa: Ananda Miranda e Alessandra Fernandez A. Costa
Edição: Maria Eugênia Menezes e Helen Valadares
Revisão: Maria Eugênia Menezes
Designer gráfico: Kelly Sato

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *