Água de coco na merenda escolar

Água-de-coco-verdeNos dias quentes, o resfriamento do corpo é realizado através do aumento da produção do suor. A criança se movimenta muito (em todas as estações do ano!), inclusive, na escola. Portanto, a preocupação com a reidratação deve ser constante.

E qual a opção de bebida mais prática e saudável para a merenda das crianças? Sem dúvida, a água de coco. A composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células. Além disso, contém minerais, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos. É considerada até mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água. E mais, merenda saudável contribui não só com a saúde, mas também com o melhor rendimento das crianças na sala de aula.

A água de coco é considerada um isotônico natural por ser rica em minerais, especialmente o potássio. Por isso, a bebida é ideal para repor líquido perdido em atividades físicas e para recuperação nos casos de desidratação. Possui, inclusive, ainda propriedade semelhantes às do soro fisiológico. Para as crianças que praticam esporte, além de contribuir com a reidratação e reposição dos sais minerais durante as atividades, atua como repositor de eletrólitos, substâncias que protegem contra cãibras e melhoram o desempenho físico, graças à alta concentração de potássio.

Curiosidade: A água de coco é tão compatível com o nosso organismo que era bastante comum durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, bem como na guerra do Vietnã, a sua utilização (in natura) como soro – injetada na veia – contribuindo para a recuperação dos militares.

via Coco do Vale

0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *